O Partido Comunista Marxista Leninista (PCML-Br) realizou nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2007, no estado do Rio de Janeiro, o seu III Congresso nacional.
Apresentação
O Suplemento Voz Operária, em sua edição de dezembro de 2007, traz as Resoluções Políticas do III Congresso do Partido Comunista MarxistaLeninista (PCMLBr) realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2007, no estado do Rio de Janeiro.
A atividade partidária foi precedida pela comemoração do 16º aniversário do Jornal INVERTA e pelo 15º ano da reimpressão do Jornal Granma Internacional no Brasil, quando foi realizado o IV Seminário Internacional de Luta Contra o Neoliberalismo, que teve como destaque, em seu caráter inter
nacional, o lançamento da Coordenadora Continental Bolivariana Capítulo Brasil Luiz Carlos Prestes.
Mais uma vez foram reafirmados os princípios leninistas de organização e o papel revolucionário de seu órgão central, o Jornal INVERTA, o qual foi reconhecido pelos delegados ao Congresso e convidados nacionais e estrangeiros, bem como a necessidade de manutenção econômica e ampliação de sua distribuição para que o periódico cumpra com cada vez mais eficiência sua tarefa histórica de Voz Operária.
O Partido Comunista MarxistaLeninista outorgou a medalha Oscar Niemeyer, em sua primeira edição, a duas personalidades essenciais ao ideário pelo qual lutamos: a Revolução Comunista, ao presidente de Cuba, Comandante Fidel Castro Ruz, e ao arquiteto comunista Oscar Niemeyer.
O Congresso contou com a presença de delegados oriundos de vários estados brasileiros e convidados internacionais representantes de organizações políticas e partidárias da América Latina. Teve como discussão central a linha de massas do Partido e a atuação de seus militantes em defesa das necessidades mais emergenciais do povo trabalhador no Brasil e no que tange ao internacionalismo proletário, a necessidade de uma
maior unidade com a luta e resistência revolucionárias dos povos latinoamericanos e a onda revolucionária que envolve a América Latina, sua importância, em vários níveis, aos povos de Nossa América.
A Tese I – Sobre a Crise do Capital analisa a conjuntura nacional e internacional, que tem confirmado as teses fundamentais do PCML, considerando os fatos e acontecimentos políticos, econômicos e sociais apresentados, sobretudo, a partir do retorno das crises cíclicas do Capital de 1987 e 1998 e a que instaurou no segundo semestre de 2007. O adendo A traz como contribuição a análise do cenário político de ascensão da esquerda na América Latina e no Brasil. O adendo B aprofunda o necessário debate sobre o problema da Revolução no Brasil no segundo governo de Lula.
A Tese II apresenta as tarefas do PCML para o triênio 2007-2010.
A Tese III Sobre a organização de massas define segundo os princípios leninistas de organização, levando em consideração o debate do III Congresso, nossa concepção sobre a linha de massas. Como e quando devemos atuar. O adendo à Tese III reafirma o movimento como organização para tomar o poder e movimento como embrião do poder popular.
A Tese IV – Revolução, sindicalismo e governo Lula coloca as tarefas dos comunistas revolucionáàios e do PCML diante do quadro de arrefecimento da luta dos trabalhadores durante o atual governo, no sentido de soerguer a luta pela unidade a fim de que os mesmos cumpram o seu papel histórico no processo revolucionário no Brasil.
As resoluções políticas apresentadas e que são publicadas agora foram aprovadas no III Congresso do PCML, quando foram ratificados os membros do Comitê Central e do Conselho do PCML (Br).