III Congresso do PCML

24, 25 e 26 de setembro de 2007

O Partido Comunista Marxista Leninista (PCML-Br) realizou nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2007, no estado do Rio de Janeiro, o seu III Congresso nacional.

Apresentação

 

O Suplemento Voz Operária, em sua edição de dezembro de 2007, traz as Resoluções Políticas do III Congresso do Partido Comunista Marxista­Leninista (PCML­Br) realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2007, no estado do Rio de Janeiro.

A atividade partidária foi precedida pela comemoração do 16º aniversário do Jornal INVERTA e pelo 15º ano da reimpressão do Jornal Granma Internacional no Brasil, quando foi realizado o IV Seminário Internacional de Luta Contra o Neoliberalismo, que teve como destaque, em seu caráter inter­
nacional, o lançamento da Coordenadora Continental Bolivariana ­ Capítulo Brasil ­ Luiz Carlos Prestes.

Mais uma vez foram reafirmados os princípios leninistas de organização e o papel revolucionário de seu órgão central, o Jornal INVERTA, o qual foi reconhecido pelos delegados ao Congresso e convidados nacionais e estrangeiros, bem como a necessidade de manutenção econômica e ampliação de sua dis­tribuição para que o periódico cumpra com cada vez mais efi­ciência sua tarefa histórica de Voz Operária.

O Partido Comunista Marxista­Leninista outorgou a meda­lha Oscar Niemeyer, em sua primeira edição, a duas personali­dades essenciais ao ideário pelo qual lutamos: a Revolução Comunista, ao presidente de Cuba, Comandante Fidel Castro Ruz, e ao arquiteto comunista Oscar Niemeyer.

O Congresso contou com a presença de delegados oriundos de vários estados brasileiros e convidados internacionais re­presentantes de organizações políticas e partidárias da Améri­ca Latina. Teve como discussão central a linha de massas do Partido e a atuação de seus militantes em defesa das necessida­des mais emergenciais do povo trabalhador no Brasil e no que tange ao internacionalismo proletário, a necessidade de uma
maior unidade com a luta e resistência revolucionárias dos po­vos latino­americanos e a onda revolucionária que envolve a América Latina, sua importância, em vários níveis, aos povos de Nossa América.

A Tese I – Sobre a Crise do Capital analisa a conjuntura nacional e internacional, que tem confirmado as teses funda­mentais do PCML, considerando os fatos e acontecimentos políticos, econômicos e sociais apresentados, sobretudo, a par­tir do retorno das crises cíclicas do Capital de 1987 e 1998 e a que instaurou no segundo semestre de 2007. O adendo A traz como contribuição a análise do cenário político de ascensão da esquerda na América Latina e no Brasil. O adendo B aprofunda o necessário debate sobre o problema da Revolução no Brasil no segundo governo de Lula.

A Tese II apresenta as tarefas do PCML para o triênio 2007­-2010.

A Tese III Sobre a organização de massas define segundo os princípios leninistas de organização, levando em consideração o debate do III Congresso, nossa concepção sobre a linha de mas­sas. Como e quando devemos atuar. O adendo à Tese III reafirma o movimento como organização para tomar o poder e movimen­to como embrião do poder popular.

A Tese IV – Revolução, sindicalismo e governo Lula coloca as tarefas dos comunistas revolucionáàios e do PCML diante do quadro de arrefecimento da luta dos trabalhadores durante o atual governo, no sentido de soerguer a luta pela unidade a fim de que os mesmos cumpram o seu papel histórico no pro­cesso revolucionário no Brasil.

As resoluções políticas apresentadas e que são publicadas agora foram aprovadas no III Congresso do PCML, quando foram ratificados os membros do Comitê Central e do Conse­lho do PCML (Br).